
5 Dicas para contratar o fotógrafo ideal para o seu evento.
O fotógrafo será o responsável pelo registro da imagem de seu evento, por isso dar atenção a escolha desse profissional é muito importante.
Após editadas e entregues, as fotos do seu evento poderão ser utilizadas para ampliar o relacionamento com os participantes, como material de divulgação para a imprensa e novas edições, na elaboração de material interno e até na prospecção de patrocinadores, portanto, um bom fotógrafo é imprescindível para o seu evento.
Abaixo listamos alguns dos fatores que você precisa se atentar antes de contratar um profissional:
1. Orçamento
Ponto de partida para a seleção de um profissional, o orçamento determina se você poderá contratar um fotógrafo renomado ou um jovem promissor com preço mais acessível; se apenas um fotógrafo será o suficiente ou se será possível contratar uma equipe completa. Portanto, na hora de definir ou pleitear o seu orçamento, analise quais serão os usos que você dará para as fotos após o evento e quanto elas podem agregar para a sua imagem e marca.
2. Portfólio
Cartão de visitas de um fotógrafo, o portfólio registra os trabalhos já feitos pelo profissional. Por meio do portfólio é possível saber se o fotógrafo tem experiência cobrindo conferências e simpósios ou se está mais voltado para o registro de festivais e festas. A dica é dar preferência para profissionais que já possuam experiência em seu segmento.
3. Recomendações
De nada adianta um belo portfólio se o profissional não cumpre os prazos ou se dificulta o relacionamento durante o desenvolvimento das atividades. Portanto, buscar recomendações é uma forma eficaz para se ratificar uma contratação ou para evitar um equívoco. Não hesite em conversar com outros organizadores e pedir indicações de profissionais.
4. Equipamentos
Você não precisa saber a diferença entre uma lente e outra. Entretanto, é importante que você informe corretamente qual o tipo de evento para que ele possa providenciar os equipamentos adequados.O evento será interno ou externo? Qual o melhor flash para ser utilizado? Quais lentes precisará levar? Uma visita anterior ao local de trabalho pode ajudar a responder todas essas perguntas.
5. Contrato e expectativas
Um contrato claro e bem elaborado é vital para evitar complicações e definir obrigações de ambos os lados. Entre os pontos que precisam estar especificados estão o número de horas e o período que o fotógrafo irá dedicar ao evento; número de fotos a serem entregues; o formato (CD, pacote digital, impressas etc.); editadas ou sem edição; autorização para uso e distribuição etc. Ao mesmo tempo, é possível definir um escopo de atividades, como, por exemplo, um número mínimo de fotos de determinado palestrante, de um espaço ou atração. Do outro lado, é importante deixar claro de qual a forma e em quantas parcelas o pagamento será realizado.
Consciente de todas essas dicas, é possível escolher um bom fotógrafo para o seu evento.
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